top of page
Buscar

Como não ter o emprego ameaçado pela Inteligência Artificial

Neste artigo, apresentaremos como você pode utilizar a Inteligência Artificial na sua empresa fazendo com que, elimine o receio de ter seu emprego em risco por conta desta tecnologia.

Robô com inteligência artificial pensando

Um assunto que voltou a estar no "hype" na internet é sem dúvida nenhuma o uso da Inteligência Artificial (IA ou AI de Artificial Intelligence) no mercado de trabalho e no dia a dia, que vai desde reconhecimento de voz e rosto até o controle automatizado de veículos.


As empresas viram esse poder da inteligência artificial e suas camadas, para implantar em seus setores, melhorando os processos e concluindo de forma mais eficaz e independentemente do horário tarefas repetitivas, mudando pra melhor a forma como trabalhamos hoje. Contudo, isto pode gerar um medo que ecoa na cabeça de algumas pessoas:


"Será que vou ser substituído por uma máquina?"


Assim como aconteceu na revolução industrial (nos anos de 1750 a 1820/1840) e em várias etapas da evolução humana, muitas pessoas podem ser realocadas para fazer outras tarefas, ou mesmo, perder o emprego no pior cenário. Sabemos que ler isto pode gerar um certo medo porém, nem tudo é ruim e tem muitas coisas que você pode fazer para se destacar no mercado e aproveitar o uso da IA a seu favor.



Fique atento as novidades


Não precisa saber de tudo, mas é importante estar atento ao que está sendo falado no mundo da tecnologia. Por exemplo, ultimamente estão aparecendo diversas notícias sobre o RPA (Robotic Process Automation), ChatGPT da OpenAI e do Midjourney da Leap Motion. Veja vídeos e/ou artigos para saber o que eles são e o que fazem pois, se alguém lhe perguntar por exemplo, sobre qualquer um dos dois você já estará por dentro do assunto.



Utilize a tecnologia a seu favor


Depois de descobrir alguma novidade, procure pensar como utilizá-la a seu favor. Por exemplo, o Midjourney pode gerar imagens com base em uma já existente. Isto pode auxiliar desde uma gráfica até mídias sociais. O céu é o limite, basta ser criativo!


Você tem um processo repetitivo e moroso na sua empresa? Pode automatizá-lo com um RPA fazendo com que você ganhe tempo para se dedicar a tarefas que gerem mais valor à organização.


Lembre-se sempre de pensar como utilizar a tecnologia disponível no mercado a seu favor, que certamente isso irá lhe destacar em qualquer empresa.


Mantenha-se atualizado na sua área


As coisas mudam muito rápido e com isso é importante se manter atualizado com: cursos, workshops para conhecer novas tendências e tecnologias na sua área, certificações ou até mesmo uma especialização. Estas medidas irão lhe ajudar a ficar por dentro de novas tendências da sua área, além de valorizá-lo no mercado de trabalho, pois estará se desenvolvendo e se destacando em comparação à quem não o faz.



Desenvolva suas Soft Skill's


Não importa o quanto uma empresa queira gastar para implementar um RPA ou qualquer outro tipo de robô ou inteligência artificial pois, são as habilidades humanas que ainda fazem a diferença. Então procure desenvolver suas Soft Skills (Habilidades Comportamentais) e outras competências como:

  • Comunicação eficaz

  • Pensamento crítico

  • Resolução de problemas

  • Liderança

  • Empatia

  • Flexibilidade

  • Resolução de conflitos


Procure prestar atenção não apenas nas habilidades técnicas mas nestas voltadas a comportamento humano, pois além de ajudar a lidar com pessoas e com problemas, elas são muito valorizadas pelas empresas.



Não trabalhe que nem uma máquina


Todos sabem que uma máquina (se bem implantada) trabalha muito melhor que um ser humano em tarefas repetitivas, além de não necessitar de descanso, almoço, adicional noturno, hora extra e nem ter problemas com interjornada. Por isso, busque não fazer apenas trabalhos repetidos, mas crie um diferencial.


Se hoje você está preso em um trabalho repetitivo, busque se desenvolver e acrescente algo que possa lhe valorizar, algo que uma máquina não faria como, pró atividade, sugestões de soluções ou qualquer outro tipo de abordagem além da que você faz hoje.


Se você não trabalhar que nem uma máquina, não será substituído por ela tão fácil. Entregue o que um robô não pode fazer.




 

Conclusão:


Graças às grandes mudanças tecnológicas a sociedade conseguiu se desenvolver em várias áreas como na indústria, saúde, transporte e educação, o que é muito bom para nós se soubermos aproveitar.


Pense sobre o que foi falado nesse artigo e, analise qual área você pode melhorar/desenvolver ou como ter ideias utilizando a tecnologia para se destacar no trabalho. Pode ser que tenha algum processo repetitivo na sua empresa que faça com quem sua equipe ou uma pessoa produza menos, e é ai que a tecnologia é bem aplicada e a Advance Sistemas pode lhe ajudar.


A Advance Sistemas possui profissionais especializados em criar processos automatizados com RPA (Robotic Process Automation) para melhorar o desempenho da sua empresa. Nós também podemos treinar sua equipe fazendo workshops sobre tecnologia para conscientizar e atualizar seus colaboradores sobre as tendências tecnológicas, caso tenha interesse, pode CLICAR AQUI ou entrando em contato conosco.




Espero sinceramente que este artigo tenha ajudado você de alguma forma.



Um grande abraço e até a próxima...


 


 

Fontes:


Comments


bottom of page