top of page
Buscar

Como a importância de uma boa comunicação com os liderados pode ajudar no ambiente de trabalho

Atualizado: 27 de jan. de 2023

A falta de uma boa comunicação é uma das grandes causas da insatisfação dos colaboradores e liderados em uma empresa. Veja quais são algumas dessas causas e como você pode agir para melhorar a comunicação e a relação com as pessoas.

Encontro de negócios casual

A comunicação é a chave de tudo, ela está presente em todas as áreas que atuamos, a importância dela é tão grande que até as máquinas só funcionam bem com uma boa comunicação. Sem ela, você não estaria vendo e acessando esse conteúdo agora.


Como pode ver, uma boa comunicação é primordial para o bom andamento de tudo e isso não é diferente quando falamos de pessoas trabalhando juntas dentro de uma empresa.



Quais problemas a falta de comunicação pode gerar?


Na minha experiência profissional, a falta ou má comunicação dos líderes com os liderados é um dos grandes problemas em uma empresa, independente do tamanho dela, pois essa falha pode gerar:

  • Insatisfação dos colaboradores

  • Redução de produtividade e protagonismo

  • Piora no clima organizacional

  • Rotatividade de colaboradores

  • Ruídos de comunicação


Como pode ver, uma má comunicação pode ser a causadora de muitos problemas em uma empresa, pois sem uma boa comunicação, fica muito mais difícil saber como os colaboradores enxergam a empresa e o que eles esperam dela; e essa missão normalmente é feita pelo gestor. Segundo a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), para 47% das empresas o líder é o canal principal entre a empresa e os colaboradores.


Um bom gestor precisa encurtar o ruído entre os seus liderados e deixar muito claro o que a empresa espera dele e o quanto ele é importante para ela. Claro que, com a questão da pandemia esse problema aumentou, além de deixar mais difícil a aproximação dos colaboradores que trabalham em regime home office, com isso, os lideres precisam utilizar algumas ferramentas para diminuir essas dificuldades.



Como podemos melhorar a falta de comunicação e alinhamento com os liderados?


Seguem algumas sugestões para reduzir e, em alguns casos resolver a falta de comunicação com seus liderados, além de alinhar as expectativas na empresa:



1) Faça alinhamentos individuais


Marcar alinhamentos individuais é uma boa forma de entender melhor como liderado se sente e também uma forma de ajudá-lo a traçar seus objetivos na empresa. Busque entender o que ele tem a falar usando a escuta ativa, fique presente e anote o que for absorvido e dito por ele. Além disso, deixe-o saber que está em um ambiente seguro e livre de julgamentos, dessa forma é muito mais fácil lidar com as pessoas.


Durante a conversa você pode criar um planejamento de carreira ou uma meta junto com o liderado, de forma a ficar claro quais habilidades que ele precisa desenvolver para poder alcançar a meta estabelecida.


Um ponto importante é não se limitar em alinhamentos presenciais, faça online também e com a câmera ligada de preferência.



2) Dê feedbacks sempre que puder


De nada adianta falar com os liderados, alinhar objetivos se não fornecer feedback. É uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento de um colaborador, pois ela ajuda o liderado a saber se está no caminho certo ou se falta algo e, sem essa informação como o liderado vai melhorar?


Por isso é muito importante o uso do feedback, mas use com empatia e principalmente como uma forma de direcionar os liderados e não puni-los. Muitas empresas até utilizam mais como forma de punição, o que acaba sendo nada eficiente e criando aquela frase: "vou levar um feedback do meu chefe".


Não esqueça que o líder tem um grande papel no desenvolvimento do liderado e o uso correto do feedback, irá ajudar muito no crescimento profissional de sua equipe.



3) Reduza os ruídos de comunicação


Ser líder ou gestor de uma equipe consiste em ter informações delicadas e com isso, nem sempre pode divulgar todas as informações recebidas mas, as que puder, assim o faça. Deixe os liderados saberem: o que precisa ser feito, porquê precisa ser feito e quando precisa ser feito.


Há informações que eles vão saber se você repassar ou não, mas de preferência, deixe eles saberem por você e não pelos outros.



4) Use ferramentas de mapeamento de ambiente


Existem várias ferramentas que podem ajudar a mapear o ambiente de uma empresa de forma a entender como está a percepção dos liderados. A ferramenta que recomendo é a pesquisa de clima do Sistema de Gestão de Ponto - ifPonto:


Pesquisa de humor do ifPonto
Pesquisa de humor do sistema ifPonto

Essa ferramenta foi desenvolvida utilizando como base a Roda das Emoções de Plutchik. Trata-se de um psicólogo norte-americano que desenvolveu em 1980, um gráfico dividido em seções e subsecções, para que seja possível identificar e compreender como um indivíduo está se sentindo no momento.

Quando um colaborador responde a roda de humor, um gestor ou responsável tem acesso as respostas que são geradas em um relatório para saber como está o sentimento da equipe, gerando assim, um material para identificar as causas e tratá-las.



5) Tenha um processo de trabalho


Algo que acontece bastante na falta de comunicação e pode gerar problema na equipe é a falta de processo para executar demandas. O motivo dessa insatisfação acontece porque, a falta de processo não deixa claro o que dever ser feito, por quem deve ser feito e quando deve ser feito, gerando frustação entre os integrantes da sua equipe.


Primeiro passo é criar um processo, desenhando como as ações devem ser feitas e então, montar um fluxo de trabalho. Dessa forma, fica claro quem é responsável pelo que e quais etapas precisam ser feitas para a conclusão de determinada tarefa.



Conclusão:


Como pode ver, a falta de comunicação pode ser uma das causas de insatisfação em uma empresa, além de fomentar pedidos de demissões e desligamentos, aumentando assim a rotatividade de colaboradores da empresa.


A execução de algumas das sugestões descritas neste artigo são necessárias para a saúde de sua empresa independente do tamanho que ela tenha hoje, porém, sei que nem sempre é fácil aplicar estas mudanças e as vezes pode precisar de ajuda ou de um profissional.


Caso precise de ajuda ou tenha alguma dúvida e queira saber mais sobre o assunto, não hesite em nos acionar. A Advance Sistemas possui profissionais capacitados em gestão de equipes e com certificações como Scrum, Kanban e Management 3.0 para ajudar no desenvolvimento de líderes, além de possuir um network de parceiros que podem auxiliar sua empresa.



Espero sinceramente que este artigo tenha ajudado você de alguma forma.



Um grande abraço e até a próxima...


 


 

Fontes:


bottom of page